Portfólio

20 registros encontrados

Filtro(s) escolhido(s):
Editora Unesp

14
Março
2016

"Não é só a torcida organizada"


Serviços de revisão, diagramação, projeto gráfico e capa para a Editora UNESP.


14
Março
2016

Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)


Serviços de revisão, diagramação, projeto gráfico e capa para a Editora UNESP.


06
Fevereiro
2015

Como construímos universos

Cliente: Editora Unesp
Serviços: Revisão

Trabalho de Revisão/copidesque do livro Como construímos universos - Amor, cooperação e conflito, de Montserrat Moreno Marimón e Genoveva Sastre Vilarrasa.

Este é um livro sobre o amor, percebido pelas autoras como algo tão essencial à vida que sem ele o planeta não teria ultrapassado o estágio bacteriano. Elas defendem e buscam demonstrar que além do papel crucial na evolução da vida, o amor foi fundamental também na construção da civilização. Para isso, empreendem um estudo profundo sobre o amor, buscando compreendê-lo desde suas origens – que situam na cooperação solidária entre bactérias que habitaram o planeta há cerca de quatro bilhões de anos – até as formas contemporâneas de amor, inclusive o romântico.

A obra apresenta um largo estudo sobre o desenvolvimento e a importância do amor, pontuando que, para compreendê-lo, é preciso enxergá-lo não como um sentimento isolado, mas como um complexo de sentimentos inserido em um contexto afetivo, emocional e social. Examina, assim, a diversidade e as formas que o amor assume e expõe as diferenças culturais em relação a esse conceito ubíquo, demonstrando que não é possível identificar as formas de amor que se manifestam em uma cultura sem compará-las com as encontradas em outras.


28
Janeiro
2015

A presença dos mitos em nossas vidas

Cliente: Editora Unesp
Serviços: Revisão

Trabalho de revisão e elaboração do índice do livro.

Historicamente crítica do cientificismo como via quase exclusiva de interpretação de fenômenos biológicos e também políticos e sociais, Mary Midgley escreve aqui sobre a importância “crucial” do simbolismo no pensamento dos seres humanos, defendendo a necessidade de se levar a sério a “vida imaginativa”, mesmo quando se está lidando com assuntos que parecem triviais. Composto por 27 ensaios, o livro apresenta os pontos centrais do pensamento antirreducionista da autora, enquanto faz uma radiografia da sociedade humana numa tentativa de capturar os mitos que a povoam.


28
Janeiro
2015

Organização internacional e mudança industrial

Cliente: Editora Unesp
Serviços: Revisão

Trabalho de revisão e elaboração de índice e texto de capa do livro.

Craig N. Murphy faz aqui uma extensa investigação sobre o conceito de governança global para demonstrar que ela se impõe há mais de um século nas relações globais por meio da atuação conjunta das organizações internacionais, dos inúmeros dispositivos reguladores – formais e informais –, das ideias e questões que se impõem em nível mundial e acabam se sobrepondo às ações dos governos individualmente.

Murphy lembra que tais organizações contribuem desde o início do século 20 para a elaboração de diretrizes e agendas em diversas áreas de atenção global, como meio ambiente, direitos humanos, saúde, produção de alimentos e erradicação da fome. Mas enfatiza que sua atuação mais contundente tem sido verificada na expansão do mercado de produtos manufaturados e no controle dos ciclos de produção industrial. Baseando-se nas ideias de Gramsci, Murphy tenta demonstrar que as organizações internacionais  ajudaram o capitalismo a prosperar e ao mesmo tempo fortaleceram os movimentos sociais, sugerindo também que aquelas instituições refletem um novo “keynesianismo ecológico global” e poderiam promover uma maior difusão da tecnologia, o que contribuiria para mitigar conflitos entre países ricos e pobres.


«  Anterior  001|002|003|004 Próximo »