Portfólio

6 registros encontrados

Filtro(s) escolhido(s):
Joaquim Nabuco - Editora Massangana

16
Março
2015

Peles Braiadas: modos de ser Kalankó


Este livro, de Alexandre Ferraz Herbetta, trata da luta e da vida dos Kalankó, índios que vivem em Água Branca, no alto do sertão alagoano. O estudo tenta reposicionar os Kalankó e também os outros povos indígenas do sertão nordestino - todos parentes - no campo de estudos da etnologia indígena, deixando-os simetricamente ao lado de outras populações ameríndias e expandindo as possibilidades de entendimento dessas pessoas.


16
Março
2015

Economia Política da Comunicação: Vanguardismo Nordestino


Livro organizado por Patrícia Bandeira de Melo, pesquisadora da Fundaj, e José Marques de Melo, um pioneiro dos estudos de Comunicação no Brasil.

A chamada Economia Política da Comunicação, academicamente firmada no final do século 20 no Brasil, teve importantes precursores nordestinos, a exemplo dos pernambucanos Barbosa Lima Sobrinho e Manuel Correia de Andrade, do alagoano Costa Rego e do paraibano Celso Furtado, todos quatro presentes e contemplados neste livro, que também reúne textos de nomes de referência na área, como Paul Baran, Paul Baran, Paul Sweezy, Cesare Galván e César Bolaño. Suas múltiplas visões naturalmente transcendem o Nordeste e propiciam às novas gerações uma rica mirada sobre os quase trinta anos da Economia Política da Comunicação no Brasil.


16
Março
2015

O Financiamento do Cinema - os níveis de intervenção estatal na produção mundial


Organizado por Patricia Bandeira de Melo, o estudo é fruto de pesquisa desenvolvida entre 2007 e 2010 por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco. Lastreadas na lógica da Economia Política da Comunicação e buscando observar o grau de interferência estatal na produção cinematográfica, as análises se voltam para os modelos de financiamento do cinema em países tão diversos como os Estados Unidos e a Nigéria, a França e a Argentina, a Espanha e a Índia, a África do Sul e o Reino Unido, a Itália e a Alemanha. Destaque para a linguagem acessível a todos os interessados por cinema e cultura.


16
Março
2015

Outro Sertão: fronteiras da convivência com o Semiárido


O livro Outro Sertão: Fronteiras da Convivência com o Semiárido é um dos novos lançamentos da editora Massangana. Originalmente uma tese de doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a obra é resultado do trabalho da pesquisadora Mariana Moreira Neto. Vencedora no Concurso Nelson Chaves de Trabalhos Científicos sobre o Norte e Nordeste do Brasil, da Fundação Joaquim Nabuco, a pesquisa acadêmica passou por processo de edição e foi publicada neste mês de março. 
A pesquisadora, por meio da Análise de Discurso, problematiza como o enunciado da convivência é capaz de reestruturar modos de compreender e encarar as estiagens, as relações de poder ou até mesmo as formas que o homem encontra de interagir com a natureza.


23
Janeiro
2015

Caderno de Estudos Sociais


Serviço de diagramação da revista Caderno de Estudos Sociais.

Cadernos de Estudos Sociais é uma publicação semestral destinada a divulgar os trabalhos realizados por pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior. O foco de sua política editorial é a divulgação permanente de trabalhos de excelência em seu campo de conhecimento. Sua linha editorial busca dar espaço para o debate de temas atuais da sociedade, seja através de discussões teórico-metodológicas, seja de resultados de pesquisas fundamentados teórica e metodologicamente, resenhas e notas de pesquisa. São bem recebidos trabalhos que tragam estudos comparativos entre o Brasil e outros países, em um diálogo inter e multidisciplinar entre os campos de conhecimento das ciências sociais.


«  Anterior  001|002 Próximo »